A Astrologia e seu desserviço (Por que ainda acreditamos?)

Já pensava em escrever sobre a Astrologia há bastante tempo, tentei deixar o assunto de lado — principalmente por preguiça — mas infelizmente não consegui. Ultimamente tenho sido muito incomodado pelas constantes vezes que as pessoas me perguntam meu signo, e foi pensando nisso que decidi escrever esse breve texto, para que quem possa abrir os olhos de alguns por aí.

Em uma definição mais generalista, a Astrologia pode ser entendida como uma pseudociência, em que “explica” o comportamento humano com base na posição dos astros (Sol, Lua e Planetas). Segundo a Astrologia, esses mesmos astros são capazes de nos gerar influência, pois você terá características específicas segundo a posição deles no céu. Já o Mapa Astral, vem para compilar essas informações, nele, são mostrados seus principais traços comportamentais, bastando apenas informar data, hora e local de nascimento.

É importante lembrar que Astronomia é algo totalmente diferente — essa sim uma ciência — que estuda as particularidades do Universo, Espaço, Tempo e etc.

A Astrologia é composta por diversos ramos que abordam o mesmo assunto de uma forma diferente, porém irei pegar a ideia mais aceita pelos seus apoiadores. Aqui, de forma bem simplista, a sua personalidade é governada ou regida pela posição dos astros, como já dito anteriormente.

Não já é absurdo pensar que corpos celestes em geral definem a forma como você se comporta? Para muitos não. Já vi àqueles que confundem a pseudociência com algum tipo de Psicologia, no entanto, as teorias psicológicas nos ensinam diversas influências comportamentais, tais como a biológica, social e familiar, por isso que podemos definir o sujeito como Biopsicossocial, ou seja, bem distante do que a Astrologia propõe.

Para entrarmos mais a fundo, vamos pensar na pergunta: Como que essa influência é exercida sobre nós? Nesse ponto, muitos apoiadores já se enrolam, pois para alguns é a partir da gravidade, já para outros é algum tipo de energia dita como desconhecida (um paralelo praticamente religioso).

Segundo aqueles que apoiam a teoria de que a gravidade é a responsável, a lógica dita é: A maré no planeta terra é influenciada pela gravidade da Lua, logo, como nosso corpo tem cerca de 70% a 75% de água, essa influência existe também sobre nossos corpos. Para Richard Dawkins: “Um planeta está tão distante de nós que sua atração gravitacional sobre um recém-nascido seria anulada perto da atração gravitacional causada pelo tapa do médico”.

Alguns dizem que a tal influência se dá por astros vistos a olho nu, ou seja, apenas Sol, Lua e planetas visíveis. Só que aqui temos outro problema, pois como sabemos, os únicos que podem ser vistos sem o uso de telescópio sãos os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, já os planetas Urano, Netuno e Plutão (planeta anão) é impossível que se enxergue sem uso de equipamentos. Ou seja, como que ser capaz de ver um planeta pode influenciar no comportamento futuro de alguém? É até uma pergunta estranha de se fazer.

O signo popularmente conhecido, é definido pela posição em que o Sol estava em relação a constelação no momento em que você nasceu. Aqui felizmente temos outro problema grave, as pessoas desconhecem um dos movimentos naturais do planeta, chamado de Precessão, que faz com que o céu mude a cada período. Basicamente a parte do céu observável muda conforme o movimento, o que gera logicamente vários problemas com datas.

A Astrologia acima de tudo, pode estar causando doenças de cunho social — o estereótipo por exemplo. Imagine se a pseudociência diz que aquarianos não se relacionam bem com os leoninos, muitos podem acreditar e levar isso para as suas relações do dia a dia. É possível que já tenha ouvido frases clássicas como: “eu não combino com escorpião” ou “eu não namoro com virginianos”. Uma determinação do sujeito tão ridícula que parece ter saído direto da idade média. Talvez você diga que estou exagerando com esse argumento, pois as pessoas não levam os signos tão a sério, caso pense realmente assim, não deixe de conferir uma das referências abaixo.

Penso que a crença nessa pseudociência está ligada a necessidade humana de dá a si próprio alguma importância, e é também por isso que ela ainda se perpetua, mesmo quando já temos diversas evidências de suas mentiras. As pessoas ditas “comuns” — sem querer atribuir algum tipo de déficit intelectual — se apegam muitas vezes a esse tipo de desinformação por não terem acesso aos diálogos científicos. Com o advento da internet, em teoria se tornou mais fácil encontrar e compreender os achados da ciência, no entanto, a propagação de fakes news ainda é um inimigo deveras poderoso, e muitos de nós amantes da ciência ainda não temos interesse em divulgação científica.

Temos que perceber que a única utilidade da Astrologia na sociedade atual, é dizer qual Cavaleiro do Zodíaco nós somos (e eu sou o Camus é claro).

Execução Aurora em todos vocês!

Referências:

Quando signo vira critério para conseguir emprego

O que é Precessão?

Quais Planetas podem ser vistos da Terra a olho nu?

As verdades inconvenientes sobre a astrologia

Siga o Mural também no YouTube, Facebook, twitter e Instagram

Sobre o Autor - José Renato