Sobre o Mural e Contato

O Mural Científico é uma iniciativa com a missão de divulgar o conhecimento científico e demonstrar ao público que a ciência é interessante – tanto a que sai nas páginas da Nature e da Science quanto, e principalmente, a que é realizada no dia a dia nas universidades mas que não chegam à esses periódicos. Toda ciência é importante e quase toda ciência pode ser interessante, e demonstrar isso é nossa missão.

A divulgação científica só traz benefícios para o pesquisador, quando sua pesquisa é de qualidade. O Brasil não é um país com uma cultura científica como os Estados Unidos, onde a visibilidade é essencial para arrecadar fundos, mas diversas consequências positivas podem vir de uma exposição bem-feita. Talvez o seu próximo orientado conheça-o através da divulgação feita neste site, ou os organizadores de um evento no futuro próximo conheçam e se interessem pelo seu trabalho após lê-lo aqui. O conhecimento deve ser público, e o público merece saber quem o gerou – e você merece ser reconhecido pelo mérito do seu trabalho – que, se o pesquisador julga ser digno de exposição, certamente é de qualidade. Nossa missão é atender a ambos – o público ávido por conteúdo, e o pesquisador ávido por divulgação.

O Mural Científico tem como objetivo principal ser uma plataforma aberta onde pesquisadores possam expôr as suas pesquisas para o público brasileiro de maneira fácil e gratuita. A idéia principal do portal é receber artigos dos pesquisadores interessados em divulgar seus trabalhos e elaborar um texto de divulgação visando apresentar a essência da pesquisa e de suas conclusões, bem como suas implicações, para o público leigo, buscando valorizar a ciência nacional e aumentar o interesse do público pela atividade científica. Além disso, também contaremos com textos de destaque internacional, matérias de interesse geral, entrevistas com pesquisadores brasileiros e artigos de opinião sobre ciência de forma geral.

O Mural é aberto e totalmente gratuito. Qualquer pesquisador pode enviar seus trabalhos para serem divulgados no Mural sem nenhum custo e sem muito esforço, com um texto elaborado pela equipe do site ou pelo próprio pesquisador (Veja a aba “Enviando seu Trabalho” para mais informações). Em vista da atual equipe do Mural, estamos melhor preparados e focaremos em publicar artigos das áreas das Ciências Biológicas, especialmente em artigos das Ciências Médicas e Biomédicas. Profissionais de outras áreas que realmente desejem publicar no mural precisarão de um pouco mais de esforço – entre em contato e faremos o possível para publicar o seu artigo também, mas precisaremos de muita colaboração. Pretendemos melhorar isso no futuro, e pedimos desculpas pela inconveniência à profissionais de outras áreas.

É possível que, nesta fase inicial, exista uma aparente predominância de textos de determinadas regiões do país, devido às limitações de publicidade da nossa equipe. Porém, reiteramos que a plataforma é aberta a pesquisadores de todo o país.

A EQUIPE

Equipe Mural Científico:

– Lucas Rodolfo de Oliveira Rosa, graduado em Ciências Biomédicas IBB-UNESP; Mestrando em Biologia Funcional e Molecular – Fisiologia UNICAMP.

– Mario Henrique Alves Limas, graduando em Química UFSCAR campus Sorocaba

– Gabriel Carvalho, Redator. Formado em Publicidade.

– Gabriel Deschamps, Redator. Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC.

– Mariana Maciel, Editora Assistente. Graduanda em Jornalismo pela Uninter.

– Ana Carolina, Designer e Ilustradora. Graduanda em Design pela USP.

– Helen Abou Hatem, Assistente de Social Media.

 

CONTATO

Para enviar seu trabalho, propôr parcerias ou quaisquer outros assuntos, entre em contato pelo email: muralcientifico@gmail.com

 

Anúncios