O que é Reflexo Inato?

Quando falamos de Análise do Comportamento, por vezes estamos tão cheios de termos técnicos e letras representativas que muita gente pode ficar confusa. Logo, decidi fazer uma série de textos explicando os termos mais básicos para uma melhor compreensão. Aqui você pode acessar o primeiro da série, é recomendado que o leia antes: Análise do Comportamento? (AC, BR, AEC, e ACC) – Parte 1.

Então vamos lá.

Essa é uma explicação da simbologia básica. A letra “S” se refere a palavra inglês “Stimulus”, que em português literal significa Estímulo, já “R” é referente ao termo em inglês “Response”, que no português corresponde a Resposta. O símbolo (Seta) é utilizada para representar o ato de “Eliciar”, ou seja, o “Estímulo Elicia uma Resposta”. (S → R). Não esqueça isso, é fundamental.

Os reflexos estão divididos em duas categorias, Reflexo Inato e Reflexo Condicionado. Aqui por enquanto vamos focar no Inato.

O termo Reflexo na AC não se refere ao que geralmente é usado popularmente. É bem comum você ouvir por aí frases como: “esse gato/goleiro tem um reflexo muito rápido”, aqui o reflexo está sendo compreendido como a velocidade que o sujeito reagiu em alguma situação, pois bem, esqueça isso por enquanto.

Para a AC, o Reflexo é a relação que há entre um Estímulo e sua Resposta. Vamos para um exemplo simples:

Reflexo Inato:

Acender luz forte (Estímulo) → Contração da pupila (Resposta).

(S → R).

Quando falamos que é inato, quer dizer que esse reflexo acontecerá independente da vontade do sujeito, ou seja, como já dito, o Reflexo é a relação entre o estímulo e a sua resposta. Outro exemplo para simplificar:

– Imagine que o seu amigo ou amiga te fure com um palito de dente:

Espetar com palito a pele (S) → Puxar a mão (R).

(S → R).

É importante compreender que S causa uma mudança no organismo, que por consequência gera o R. No caso acima, a mudança gerada foi a dor que o sujeito sentiu da ponta do palito. Dizer que o Reflexo é inato significa também que ele não é aprendido, ou seja, o organismo já nasce com ele. É muito comum vocês encontrarem o Medo como exemplo para explica-lo, isso por que tal reflexo está estritamente ligado a sobrevivência do organismo.

Quero lembrar ainda que essa relação é em si o comportamento do organismo, logo, é prontamente chamado pela a AC de Comportamento Reflexo Inato.

Alguma dúvida? No próximo trataremos do Reflexo Condicionado. Um abraço!

Mais informações:

MOREIRA, M. B. MEDEIROS, C. A. de. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Siga o Mural também no Youtube, no Facebook, no Twitter e no Instagram

Sobre o Autor - José Renato