Projeto pretende rastrear genealogia acadêmica de cientistas brasileiros
Imagem de Capa: Autor desconhecido, extraída da internet
Conhecer os cientistas que atuam em diversas áreas é importante para o desenvolvimento da ciência em qualquer país. É um conhecimento fundamental para a construção da identidade da comunidade científica além de inspirar jovens na direção da ciência.
Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo um sistema web, ainda em fase piloto, para a construção de árvores genealógicas acadêmicas que rastrearão gerações de cientistas. As fontes principais para esse sistema são a Plataforma Lattes, o banco de tese e dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Academia Brasileira de Ciências.
Ao cruzar todos esses dados será possível organizar os vínculos entre os pesquisadores de diversas gerações e em diferentes áreas. Os usuários da Plataforma Lattes poderão também contribuir fornecendo seus dados atualizados. Eles serão essenciais para os estudos de história da ciência no Brasil assim como da sociologia da ciência.
O projeto proporcionará dados para a compreensão das redes de cientistas no Brasil e no mundo, os intercâmbios científicos, as áreas, objetos e temas privilegiados pela ciência brasileira e aqueles com crescimento precário. Poderemos assim, conhecer melhor e de maneira mais ampla a ciência que fazemos em nosso país.
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp