Cura para cegueira? Uso de células tronco consegue restaurar a visão em coelhos e humanos

Imagem de capa: Skeeze via Flickr

Células tronco são tipos especiais de células que servem como precursoras para outros tipos celulares – ou seja, são células capazes de se transformar em diversas outras e se especializarem em suas funções. Células tronco tem sido utilizada para diversos fins (como reportamos recentemente).

Uma nova aplicação se destacou essa semana, através de dois trabalhos, ambos publicados em 9 de março na revista Nature. No primeiro, pesquisadores da Cardiff University (Universidade de Cardiff) em colaboração com pesquisadores da Osaka University (Universidade de Osaka) cultivaram células oculares a partir de células tronco humanas. Estas foram então transplantadas nos animais, restaurando sua visão. Não apenas isso, mas os pesquisadores descobriram que as células tronco podem restaurar diversos tipos de células oculares, não apenas as de cristalino. As células tronco utilizadas nesse experimento são as chamadas “iPS cells”, cuja sigla traduzida significa “Células Tronco Pluripotente Induzidas”, e recebem esse nome porque advém de células adultas que são “revertidas” para células tronco capazes de se transformar em outros tipos celulares.

adult-stem-cell-cloning-670-1

Células tronco são células indiferenciadas, capazes de se transformar em outros tipos celulares. (Imagem: Encontrada na internet, autor desconhecido)

No segundo, colaboração de pesquisadores Americanos e Chineses, o procedimento foi diferente: Os pesquisadores desenvolveram uma nova técnica de extração de cristalino que é diferente da atualmente utilizada para se tratar problemas como a catarata. A técnica deles removia o conteúdo do cristalino preservando parte de sua estrutura e, com ela, as células troncos naturais que existiam no local. O que eles descobriram é que, com isso, essas células promoviam o crescimento e restauração da estrutura removida. Os pesquisadores realizaram os experimentos em coelhos, macacos e, então, em crianças humanas, todos com resultados positivos.

Naturalmente, ainda há um longo caminho para esta tecnologia estar acessível para a população humana de forma geral, e um caminho ainda mais longo para que esteja à um preço razoável. Ainda assim, são um testamento à versatilidade da utilização de células tronco, e uma nova esperança para pessoas com deficiência visual em todo o mundo.

 

Sobre o Autor - Lucas Rosa.png

Anúncios