O Segredo da Baforada do Dragão de Gelo de Game of Thrones

No último episódio da sétima temporada de Game of Thrones, audiências assistiram chocadas conforme o Rei da Noite, montado em Viserion, o agora Dragão de Gelo, derrubou a Muralha de gelo ao norte do continente, feito nunca antes realizado na história de Westeros. Isso permitirá passagem do exército dos mortos, livres para invadir os reinos de Westeros ao sul.

Porém, muitos ficaram se perguntando qual seria a origem da baforada azul de Viserion. Seria mágica em sua origem? Seria uma baforada de gelo, como diziam as lendas a respeito do Dragão de Gelo que Jon ouvia de sua ama? Talvez a ciência tenha a resposta.

Temos duas pistas que precisamos analisar. A primeira é a cor da chama: Azul. A segunda, é que ela aparenta ser absurdamente mais quente que o normal – o observador atento percebeu que a Muralha não foi derretida. Quase não havia água aos pés do exército dos mortos conforme estes cruzavam a Muralha. Invés disso, o gelo havia sido convertido diretamente em vapor, processo conhecido como sublimação (Passagem do estado sólido direto ao estado gasoso).

Assim, para identificarmos qual seria a origem química da baforada de Viserion, temos que procurar por uma chama azul, que seja extremamente quente. E com isso, identificamos nosso suspeito como sendo o Dicianoacetileno, também conhecido como Subnitrido de Carbono. Quando exposto ao oxigênio, o Dicianoacetileno entra em combustão, formando uma chama capaz de atingir a absurda temperatura de quase 5000 ºC (http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/ja01590a075), mais do que o necessário para sublimar o gelo.

Se esse for realmente o caso, os heróis da série podem ter um grande problema em mãos – o fogo do Dicianoacetileno é o fogo mais quente conhecido, e certamente muito mais destrutivo do que o fogo vermelho padrão dos dois dragões remanescentes.

Infelizmente, teremos que esperar entre um e dois anos para descobrir como será a batalha entre os dragões e a conclusão da épica série.

Fontes:

Motherboard; Wikipedia

Anúncios