Você daria a sua senha por um chocolate?

Imagem de capa: Security via Pixabay (Imagem em domínio público)

Quando pensamos em hackers, a idéia tradicional costuma ser uma pessoa utilizando-se de programas e códigos para acessar as informações pessoais de outra pessoa. Porém, muitas vezes, isso não é necessário – hackers utilizam-se da chamada “engenharia social” para enganar uma pessoa para que essa lhe forneça suas informações. É o caso das várias mensagens de e-mail ou SMS com os carros e milhares de reais que você “ganhou”. Para investigar mais à fundo os perigos da engenharia social, uma equipe de psicólogos da University of Luxembourg realizou um experimento massivo, com mais de 1.000 voluntários.

O estudo, publicado no periódico Computers in Human Behaviour, os pesquisadores abordaram pessoas aleatoriamente na rua e perguntaram à elas como agiam quanto à segurança virtual e, em seguida, perguntaram aos mesmos qual era a sua senha. As pessoas abordadas eram aleatoriamente separadas em dois grupos: Um grupo recebia um chocolate no começo da entrevista, enquanto outros só recebiam, de surpresa, um chocolate após a pergunta.

engenharia-social

A engenharia social é muito utilizada por hackers. É muito mais fácil enganar suas vítimas para que elas cedam as informações do que arranjar os dados de outras formas. (Imagem: Autor desconhecido, encontrada na internet. Extraído de Blog Gazeta Online)

Quase um terço dos participantes do grupo que só recebeu o chocolate no final revelaram sua senha quando perguntados – o que, por si só, é bastante preocupante. Porém, o grupo que recebeu o pequeno incentivo achocolatado antes de serem perguntados sobre a senha revelaram com muito mais frequência – 43,5% das vezes. Alguns receberam o chocolate imediatamente antes de serem perguntados sobre a senha, e nestes o resultado foi ainda maior: 47,9%.

Para os pesquisadores, esse aumento no compartilhamento das senhas vem de um impulso de “retribuir” o presente (no caso, o chocolate) recebido. De qualquer forma, o estudo certamente demonstra o descuido que a população tem com sua própria segurança digital, e demonstra o quão fácil é manipular um indivíduo para revelar esse tipo de informação. É importante conscientizar à todos do perigo que a engenharia social representa, de forma a não ficarem tão vulneráveis à ataques de pessoas mal-intencionadas.

Sobre o Autor - Lucas Rosa.png

Anúncios