Cientistas tentam replicar origem da vida

Imagem de capa: Mary P. Hrybyk-Keith/NASA

Recentemente a NASA divulgou uma nota dizendo que o telescópio Kepler já detectou mais de 1000 (mil) exoplanetas, planetas fora do nosso sistema solar, aumentando cada vez mais a esperança de vida na terra. Mas como ela começou? Cientistas publicaram na revista Astrobiology ano passado um estudo em que mostra que o precursor do DNA se formou espontaneamente dentro de fossas hidrotermais artificiais feitas em laboratório. Fossas hidrotermais são constituídas por chaminés que se encontram na zona de separação de placas tectônicas, onde circula água em altíssimas temperatura e pressão em contato com minerais das rochas como enxofre e ferro.

A procura pela origem da vida envolve, essencialmente, tentar descobrir como a química deu origem a biologia, atualmente muitos pesquisadores acreditam que as fontes hidrotermais tenham sido o lugar mais provável que os blocos de construção da vida como conhecemos tenha surgido.

Os blocos de construção da vida são ambos DNA – que armazena a informação genética – e proteínas, tais como enzimas, que aceleram reações químicas. Nada pode formar sem um ou outro, de modo que ambos devem ter tido um ancestral químico.

O RNA é o principal candidato: Embora seja menos eficiente que tanto DNA e proteínas, o RNA pode codificar dados genéticos e formar proteínas. Muitos vírus ainda usam RNA hoje em dia, mas em algum momento atrás o mundo foi dominado por eles.

Os pesquisadores por trás deste estudo acreditam que o “jardim da química” existente dentro de fontes hidrotermais pode representar o local de nascimento de RNA. A fim de verificar isso, eles decidiram replicar em suas próprias fontes hidrotermais em um ambiente de laboratório, e obtiveram sucesso em gerar pequenas moléculas de RNA.

O estudo implica diretamente que qualquer planeta ou lua com este tipo de sistema de fonte hidrotermal – talvez dentro dos oceanos cobertos de gelo de Europa ou Encélado – pode conter reservatórios de RNA, ou mesmo a própria vida em formas mais simples.

Para saber mais sobre a procura pela origem da vida e o trabalho de pesquisadores, fica a indicação do excelente vídeo do biólogo Atila Iamarino sobre a origem da vida:

Sobre o Autor - Mário

 

Anúncios