Energia limpa, barata e à base de urina sendo desenvolvida por pesquisadores

Imagem de capa: Tim Gander, extraído de EurekAlert. Equipe de pesquisadores com a biocélula à base de Urina.

A geração de energia é um problema bastante relevante para a humanidade nos dias atuais. A produção de eletricidade sai caro, visto que, quando não é gerada através da utilização de combustíveis fósseis cada vez mais escassos e caros, requer centros gigantescos e grandes gastos em sua construção. Em virtude disso, diversas regiões no mundo sofrem com falta de abastecimento de energia, para não dizer da crescente preocupação ecológica em todo o planeta. Para a felicidade de todos, pesquisadores da University of Bath desenvolveram uma tecnologia que pode ajudar nesse processo: Células portáteis capazes de gerar energia através da urina!

As células são pequenos quadrados, que cabem na palma da mão, e custam de 1 a 2 euros por unidade para serem fabricados. Em seu interior, existem bactérias que são capazes de metabolizar a urina e produzir eletricidade. Essa energia pode então ser armazenada e utilizada para energizar aparelhos – atualmente, as células de energia tem capacidade de gerar 2 watts por metro cúbico, o que já é suficiente para alimentar um telefone celular.

1-s2-0-s0013468616301141-gr1

Composição da biocélula. (Créditos da imagem: Jon Chouler et al., Electrochimica acta)

Ainda que a capacidade de gerar energia seja baixa quando comparada às hidroelétricas e termoelétricas, esta tecnologia tem a vantagem de utilizar lixo – no caso, a urina – como combustível – um combustível sem custos, renovável, que nunca se esgota, e não gera poluentes. Além disso, a tecnologia ainda está em estágio inicial, e os pesquisadores esperam melhorar muito a eficácia da célula ainda.

Caso esta invenção venha a se concretizar com uma maior eficiência, ela poderá ser extremamente útil para levar energia elétrica à lugares mais pobres e isolados. E talvez, no futuro, até mesmo se torne uma alternativa ecológica e barata às formas tradicionais. De uma forma ou de outra, é um avanço bastante empolgante.

Fonte: EurekAlert

Sobre o Autor - Lucas Rosa.png

Anúncios