Porque fechamos os olhos quando beijamos? A ciência tem a resposta

Imagem de capa: Encontrada na internet, autor desconhecido. Extraído de KissDay

Ahh, o beijo, uma das maiores expressões de afeto entre dois indivíduos. Mas já percebeu que é quase impossível beijar alguém mantendo seus olhos abertos? Fechar os olhos é um reflexo natural – imagine-se agora mesmo beijando aquele(a) seu/sua crush e perceba. Mas porque?

Pesquisadores da University of London acreditam saber o motivo, e publicaram seus resultados no Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance. A resposta seria que nosso cérebro não consegue processar a informação de duas fontes ao mesmo tempo – no caso, a visual e a sensorial do beijo. Assim, fechamos os olhos para que não precisemos gastar “capacidade de processamento” com as informações visuais, de forma semelhante à fechar alguns aplicativos no seu computador para poder focar em uma tarefa mais intensa.

intel_cpu_pentium_4_640_prescott_bottom

A mente humana não difere muito de um processador de computador – sua capacidade de processamento não é infinita, e administrar onde vão os “recursos” para esse processamento é uma importante tarefa do nosso cérebro. (Imagem: Eric Gaba, WikiMedia Commons)

Os pesquisadores atingiram essa conclusão realizando um experimento que, curiosamente, não envolveu beijos. Invés disso, eles pediram para os voluntários realizarem alguns testes visuais ao mesmo tempo que mediam sua resposta tátil à um estímulo em suas mãos, e perceberam que quanto mais difícil o teste visual, menos os pacientes respondiam ao estímulo tátil.

A aplicação da pesquisa não se limita à responder a curiosidade sobre beijos, dizem os pesquisadores. Estímulos táteis estão ganhando popularidade como métodos de aviso em carros, por exemplo. A pesquisa em foco coloca a eficácia destes sistemas em cheque, visto que dirigir é uma atitude extremamente intensiva visualmente falando.

Sobre o Autor - Lucas Rosa.png

Fontes: Dailymail, Telegraph

 

Anúncios