Armas de fogo são a principal causa de mortes de adolescentes nos Estados Unidos

Armas de fogo são a principal causa da morte de crianças e adolescentes de zero a dezenove anos de idade, com um aumento assustador de 83% nas fatalidades infantis com armas ao longo da última década, de acordo com um comentário publicado no Lancet Child and Adolescent Health. Quase dois terços de mortes infantis relacionadas a armas resultaram de homicídios. Surpreendentemente, jovens negros sofreram um aumento de 40% em mortes por armas de fogo entre os anos de 2019 e 2020.

Essas estatísticas trágicas revalaram-se após o recente atentado em uma escola do Texas nessa semana, apontando para a necessidade urgente de tomar atitudes para prevenir mais jovens de sofrerem o mesmo destino.

“Precisamos reverter esse quadro inaceitável e problemático nas mortes em jovens por armas de fogo, especialmente em jovens negros,” disse a co-autora Karen Sheehan, MD, MPH, médica de medicina emergencial pediátrica e diretora médica do Instituto Patrick M. Magoon para Comunidades Saudáveis no Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie de Chicago, e professora de pediatria, educação médica e medicina preventiva na Northwestern University Feinberg School of Medicine.  “Precisamos de mais fundos dedicados a esforços de prevenção baseados em pesquisas, para que possamos salvar nossos jovens antes que seja tarde demais.”

Os autores também trouxeram à atenção que apesar das taxas de fatalidades por armas de fogo terem crescido em 2014, a agitação social por conta da pandemia do COVID-19 provavelmente acelerou um acréscimo em estressores agindo sobre a saúde mental e o desespero existencial sentido pelos jovens. A mudança sísmica nas vidas jovens durante a pandemia ocorreu sob o contexto de décadas de ausência de esforços para prevenir as mortes e ferimentos por armas de fogo.

Depois do Congresso ter passado a Emenda Dickey em 1996, o financiamento federal de pesquisa de armas de fogo foi efetivamente interrompido até 2019, quando US$ 25 milhões em financiamento foram dedicados a pesquisas. Isso empalidece em comparação com o financiamento de pesquisas sobre outras doenças pediátricas e não corresponde às atuais necessidades para avançar no campo. O Congresso continua financiando fundos de pesquisa sobre armas de fogo no mesmo nível que três anos atrás, quando os estudos estimavam que U$ 600 milhões deveriam ser dedicados entre os anos fiscais de 2022 e 2026 para infraestrutura de dados e financiamento de pesquisas para prevenção de ferimentos por armas.

“Além de ajudar a entender melhor os fatores de risco e proteção contra ferimentos e mortes por armas de fogo, mais financiamento é essencial para desenvolver, implementar e avaliar intervenções e prevenções contra lesões a um nível individual, hospitalar, comunitário e político,” disse a co-autora Samaa Kemal, MD, MPH, associada em medicina pediátrica emergencial na Lurie Children’s Hospital.

A pesquisa do Ann & Robert H. Lurie Children’s Hospital de Chicago foi conduzida através do Instituto de Pesquisa Infantil Stanley Manne. O Instituto de Pesquisa Manne é focado em melhorar a saúde infantil, transformar a medicina pediátrica e garantir futuros mais saudáveis através de uma busca incansável por conhecimento. Lurie Children’s está na lista de um dos melhores hospitais infantis dos Estados Unidos.

***

Fonte: EurekAlert!