O que são ondas? Uma singela e complexa dança.

Na natureza encontramos uma série de fenômenos que são classificados como ondas. Normalmente quando se fala em ondas, a primeira imagem que nos vem a  mente é a de uma onda no mar. No entanto, existem diversos “tipos” de ondas, e saber como estas se comportam, além de magnífico, é muito importante, visto que em nossa vida diária, estamos continuamente em contato com diversos tipos de ondas.

Para que possamos então, compreender o que é uma onda, vamos usar nossa imaginação científica – todos a temos, precisamos apenas exercitá-la -. Imagine então um balde com água em “repouso”. Então deixamos cair um pingo d’agua no centro desse balde. Podemos observar a formação de ondas circulares, e há pontos em que a superfície da água que está no balde fica mais elevada com pequenos “morros” – chamamos esse fenômeno, portanto, de picos-, alternados por pontos mais baixos – estes chamados de vales– tais picos e vales se formam no ponto em que as gotas atingem a superfície, e logo se afastam.

1

                                                                                                  Fonte( https://mind42.com/public/)

Se então, colocarmos uma rolha de cortiça – exemplo clássico- dentro do balde onde as ondas estão sendo produzidas, veremos que ela ao flutuar, devido aos picos formados pela onda, irá se deslocar para cima e para baixo – sentido vertical-  à medida que os picos  passam. Aqui observamos uma coisa ainda mais interessante, enquanto a onda se desloca ao longo da superfície da água, a rolha tem um movimento perpendicular a essa direção. Temos então o que chamamos de onda transversal. Isso ocorre, pois, as moléculas de água que empurram a rolha, tem um movimento sempre vertical em qualquer ponto da superfície do balde.

2

                                                                                                                                 Fonte( https://mind42.com/public/)

Bom, então você leitor se pergunta: Se as moléculas se movimentam apenas no sentido vertical, como é que a onda se movimenta ao longo da superfície? Isso é possível porque, ao se movimentar as moléculas “puxam”  suas vizinhas, as quais fazem o mesmo com as outras, criando um movimento sucessivo. As moléculas de água tendem a ficar juntas, pois formam ligações químicas que dificultam sua separação.

Outra coisa pode também ser percebida nas ondas que se formam na água, esta apresenta a importante propriedade de ser periódica, apresentando sucessão de pulsos iguais

A onda da água tem um movimento periódico pois, se examinarmos minuciosamente um determinado ponto da onda na superfície da água, veremos que ele sobe e desce periodicamente, ou seja, tem forma regular. Denominamos de frequência o número de oscilações que a onda executa por segundo.

Se olharmos a onda num dado instante, veremos que a distância entre os picos é constante, assim como entre os vales. A essa distância damos o nome de comprimento de onda. De acordo com a teoria ondulatória proposta e aceita pela comunidade científica atual, definimos como onda uma perturbação que se propaga transportando energia, sem envolver transporte de matéria.

3

                                                                                  Fonte(http://vivenciandoafisicanamusica.blogspot.com.br)

A onda é apenas um dos inúmeros fenômenos extraordinários que podemos estudar com auxílio da física e da matemática. Esse texto é apenas a pontinha do iceberg, procure, pesquise e estude para aprender mais sobre o universo. Sou o novo colunista do site e de agora em diante estarei me desafiando a trazer toda semana um texto diferente relacionado a ciência, em especial, tratando-se de física. Obrigado pela leitura!

 

22217773_1502883726464740_1308719322_o

 

 

Fontes e Referências:

HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Física. Vol. 2. 8 ed. Editora LTC, 2009.

HELOU, GUALTER, NEWTON. Tópicos de Física. Vol. 2. 18ª ed. Editora Saraiva, 2001.

Anúncios