Não existe “alopatia”

Imagem em destaque: Obtida na internet. Autor desconhecido.

O termo alopatia foi criado por Samuel Hahnemann, considerado o pai da homeopatia, para designar as práticas de medicação da medicina tradicional. Para ele, os medicamentos não homeopáticos tratam as doenças por meio do princípio “Contraria contrariis curantur” – a cura pelo oposto – enquanto a homeopatia segue o princípio “Similia similibus curantur” – a cura pelo semelhante. Entretanto, o termo alopatia sempre sofreu resistência, com razão, da comunidade médica mas continua sendo utilizado pelos entusiastas da homeopatia. O termo é de um grande equívoco, eis o porquê.

Dizer que os medicamentos¹ tratam por meio de substâncias que produzem efeito oposto é simplório e lugar comum, pois os mecanismos de ação dos medicamentos disponíveis no mercado são muito mais complexos que isso. Neste link verifique como age a aspirina(ácido acetilsalicílico). Como é possível ver, o mecanismo de ação passa longe de “tratar com substâncias que produzam o efeito contrário”. Este é apenas um exemplo: se você buscar informações sobre a ação qualquer outro medicamento, verá que não é possível explicá-la por meio do princípio de cura pelo oposto, já que os princípios ativos agem por diversas vias, inibindo, ativando, aumentando ou diminuindo a concentração de substâncias – naturais ou não – presentes em nosso corpo.

Em suma, “alopatia” é um termo pejorativo utilizado por diversos entusiastas da medicina alternativa para tentar desqualificar os medicamentos produzidos pela medicina tradicional, apoiada por profundas pesquisas e rigorosos testes.

 

Nota do Autor:

¹ Aqui utilizei apenas o termo “medicamento” pois não é necessário distinção da homeopatia, pois, segundo a definição da ANVISA, medicamento é “produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico”, definição onde a homeopatia não se enquadra.

Referências: 

Singh, Simon; Ernst, Edzard (2008). Trick Or Treatment: The Undeniable Facts about Alternative Medicine

 

sobre-o-autor-gabriel-deschamps

Anúncios