Transtornos de Linguagem: Afasias
Imagem de capa: Autor desconhecido, extraída da internet
A linguagem é uma das funções cognitivas mais importantes, complexas e interessantes do ser humano. Ela possibilitou todo o desenvolvimento da nossa sociedade. Como é de se esperar, existem diversos problemas que afetam as capacidades de comunicação. Vamos conhecer dois deles.
Afasia: O que é?
Afasia é um transtorno de linguagem que afeta a compreensão ou produção da fala. Normalmente é fruto de danos estruturais ao cérebro causados por lesões, AVCs, epilepsia, inflamações, etc. A depender da região afetada, os efeitos comportamentais podem variar de forma notável. Duas das mais conhecidas formas de afasia são a Afasia de Broca e Afasia de Wernicke.

Ilustração representando a localização das áreas de Broca e Wernicke (Imagem: Domínio público, NIH)
Afasia de Broca: Advém de lesão na Área de Broca(centro motor da fala), descoberta por Paulo Broca em 1861. Nesse tipo de afasia, a compreensão é preservada, mas a produção de fala é fortemente prejudicada.
Neste vídeo (em espanhol), é possível ver um paciente que sofre do transtorno.
https://www.youtube.com/watch?v=xrTP_6iaq0s
Afasia de Wernicke: Causada por lesão na Área de Wernicke, descoberta por Karl Wernicke. Causa problemas de compreensão e associação de informações. Entretanto, a capacidade de falar permanece intacta, porém, desconexa. O indivíduo normalmente não percebe o próprio problema.
No vídeo abaixo, um paciente que sofre do transtorno.
https://www.youtube.com/watch?v=njtEzRdnZ8k
Esses são apenas dois transtornos de inúmeros outros que afetam a linguagem. Esse campo de estudo é bastante amplo e ainda tem muito para evoluir. Quer conhecer mais? Fique de olho no Mural Científico, pois outros textos sobre linguagem virão pela frente!
Referências:
BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 896p.
Descobriram recentemente uma nova forma de afasia que jamais havia sido descrita, a afasia de perfusão: https://disfluencia.wordpress.com/2017/01/24/estudo-descobre-que-a-gagueira-e-na-verdade-um-novo-tipo-de-afasia-nao-fluente-a-afasia-de-perfusao/
CurtirCurtir