Arquivos de Ciências Políticas na França: ArchiPolis – catálogo online

Imagem de capa: Autor desconhecido, extraída da internet.

Um consórcio de laboratórios em Ciências Políticas foi formado na França com o objetivo de arquivar pesquisas qualitativas para que outros cientistas possam utilizar os dados para futuras pesquisas é o ArchiPolis.

O consórcio ArchiPolis é formado por equipes de pesquisadores, serviços e centros de dados franceses como o prestigioso Instituto de Estudos Políticos de Paris – Institut d´Études Politiques de Paris – ou mais conhecido como Sciences Po. Esse Instituto de pesquisa em ciências sociais e políticas participa do consórcio Archipolis com seus muitos centros de pesquisa: Centre Émile Durkheim Science Politique et Sociologie Comparative, Centre de Sociologie des Organisations, Observatoire Sociologique du Changement, em conjunto com   outros centros de estudos sociais e políticos de toda a França.

A ideia é arquivar e digitalizar o trabalho de campo dos cientistas sociais e políticas para que elas não desapareçam e colocá-las à disposição de outros cientistas ou pessoas interessadas nessa temática científica. O ArchiPolis é um catálogo digital que permite o acesso livre e on line.

Todo o trabalho também movimenta outra área científica, a Arquivologia. Para o desenvolvimento desse catálogo digital formou-se uma rede de arquivistas de centros de pesquisa e universidades francesas. Nessa rede, houve o desenvolvimento de estratégias coletivas para inventariar, coletar e conservar as pesquisas. O trabalho dos cientistas políticos e sociólogos compõe um importante patrimônio documental para as ciências humanas não só da França mas de todo o mundo.

O desenvolvimento do consórcio mobiliza tanto os cientistas quanto os arquivistas em um esforço para sensibilizar toda a comunidade científica da necessidade de conservar a documentação que é produzida à partir do trabalho científico não apenas nos laboratórios das ciências biológicas, da terra ou das ciências exatas mas também das humanidades. Para saber mais e pesquisar acessem: archipolis.hypotheses.org

sobre-o-autor-maria

Anúncios