Videogames de ação podem melhorar habilidade de direção, afirma estudo

Imagem de capa: DICE, EA Games, extraído de Ubergizmo

Jogos de videogame são um dos principais meios de entretenimento na sociedade atual. A indústria, que hoje fatura bilhões e compete com o cinema, possui aficionados em todo o mundo. Devido à esta proeminência, jogos tem sido alvos de diversos estudos nas últimas décadas, procurando avaliar possíveis efeitos benéficos ou maléficos dos mesmos à sociedade. Essa semana, os fãs receberam motivos para comemorar: Pesquisadores concluíram que jogos de ação melhoram significativamente a coordenação visual-motora dos seus jogadores, podendo torná-los, entre outras coisas, motoristas melhores.

Os cientistas realizaram essa pesquisa recrutando voluntários, que foram divididos em dois grupos baseados em seus hábitos de jogatina: Aqueles que estavam acostumados com jogos, jogando pelo menos 5 horas de algum jogo de ação por semana pelos últimos 6 meses, e participantes que possuíam pouca ou nenhuma experiência com videogame. Os dois grupos foram colocados em um simulador de direção, e foram instruídos para guiarem o carro pela estrada da simulação, evitando ao máximo se desviarem do centro do asfalto. O grupo que era composto por jogadores assíduos se saíram muito melhor na tarefa, conseguindo controlar o carro com muito mais precisão. Os voluntários também realizaram outro exercício, onde precisavam usar um joystick para manter um ponto branco no centro da tela, apesar do mesmo ser constantemente forçado para as bordas. Os resultados se repetiram, com os jogadores apresentando maiores níveis de coordenação visual-motora.

Então, os pesquisadores realizaram uma segunda etapa, onde pessoas com pouca ou nenhuma experiência de jogos de videogame foram recrutados e separados em dois grupos. Um foi instruído à jogar Mario Kart, um jogo de corrida bastante frenético, enquanto o outro grupo foi instruído à jogar Roller Coaster Tycoon III, um jogo de estratégia onde o jogador deve construir e administrar um parque de diversões.

19aeo6k7gyaqkjpg

Mario Kart é um jogo bastante famoso, caracterizado por suas corridas frenéticas, estrelado pelos personagens da franquia Mario (Imagem: Nintendo Inc.)

Os dois grupos foram então submetidos ao teste com o ponto branco, e os jogadores que treinaram com Mario Kart – o jogo de ação – se saíram melhor na tarefa do que aqueles que treinaram com o jogo de estratégia. Não apenas isso, mas um outro grupo, treinado posteriormente com um jogo de tiro, também apresentou melhoras no desempenho visual-motor, mas de maneiras diferentes ao dos que treinaram com o Mario Kart, que é um jogo de corrida.

Segundo os pesquisadores, esses dados indicam que o uso de jogos de videogame pode ser valioso como uma ferramenta para o treinamento de motoristas. “Os efeitos diferenciados de jogos de corrida e de tiro sobre o sistema sensorial-motor indica que, para motoristas mais experientes, que já possuem controle estável mas precisam melhorar sua capacidade de prever e reagir à imprevistos, o treinamento com jogos de tiro é mais eficiente” Afirmou Dr. Li Li, pesquisador da New York University Shangai. “Em contraste, para motoristas novatos, que estão sofrendo para manter a estabilidade, o treinamento com jogos de corrida invés de jogos de tiro pode ser mais útil”.

Fonte:

Sobre o Autor - Lucas Rosa.png

Anúncios