Holograma mais fino do mundo nos aproxima de ter essa tecnologia na palma da mão

Todos que assistiram Star Wars devem se lembrar da parte em que a princesa Leia aparece em uma mensagem holográfica gravada, avisando dos planos do Império aos seus companheiros da Aliança Rebelde. Pois esse cenário de ficção científica pode estar mais perto do que pensamos.

Cientistas do Real Instituto de Tecnologia de Melbourne (RMIT, na sigla em inglês) , na Austrália, criaram um holograma que além de ser 1000 vezes mais fino que um fio de cabelo e poder ser visto sem óculos 3d, é simples de ser feito.

O holograma de apenas 25 nanômetros foi baseado num filme fino de um material especial, e seu processo de fabricação envolveu gravação direta à laser. A nova técnica foi desenvolvida em parceria com o Instituto Tecnológico de Pequim.

“Hologramas  convencionais gerados por computador são muito grandes para os aparelhos eletrônicos, mas nossos hologramas ultrafinos podem vencer essas barreiras”, destaca o professor Min Gu, que liderou o time de pesquisa do RMIT.

Entre as possíveis aplicações, o professor destaca o uso na educação, na medicina, no armazenamento de dados, na segurança digital e no setor militar.

Segundo o Dr. Zengyi Yue, co-autor da pesquisa, para poder chegar a esses resultados o próximo passo é desenvolver uma rígida película fina, que ao ser colocada numa tela de LCD permita a exibição do holograma 3D. O objetivo é reduzir o tamanho do pixel do holograma, tornando-o 10 vezes menor. Assim será possível o uso em vários tipos de superfícies, possibilitando que o holograma seja empregado nas mais diversas áreas.

Um vídeo da universidade acerca da tecnologia pode ser visto em:

https://www.youtube.com/watch?v=HifYH0888eo&feature=youtu.be

Referencias:

Science Daily

Inovacao Tecnologica

sobre-o-autor-alejandro-rico

 

 

 

 

 

Anúncios