Por que macacos não falam?

A fala é provavelmente o maior dom da humanidade. É a fala que permitiu que nós trocássemos experiências entre si, o que levou ao nosso desenvolvimento tecnológico. E, curiosamente, é uma característica exclusiva à nossa espécie – mesmo os macacos, nossos primos mais próximos na árvore da vida, são incpazes de articular a fala.

Por muito tempo, pesquisadores acreditaram que isso se devia à limitações no trato vocálico – ou seja, que se tratava de um problema anatômico, da garganta destes animais ser simplesmente incapaz de realizar os sons necessários para a vocalização. Para investigar a validade dessa idéia, a equipe de Tecumseh Fitch e Asif Ghazanfar, da Princenton University, utilizaram raios-X para observar o interior do trato vocálico dos macacos.

O que os pesquisadores descobriram é que essa estrutura anatômica dos animais é muito mais complexa e desenvolvida do que se esperava. De fato, o trato vocálico dos macacos seria capaz de gerar sons o suficiente para permitir que os mesmos se comunicassem, sendo capazes de formar milhares de palavras.

Portanto, porque eles não conseguem? Este estudo aponta para uma nova resposta: O problema não está na garganta, e sim no cérebro. Isso também indica que a fala pode ter evoluído em ser humanos a qualquer momento, sem depender de modificações anatômicas às estruturas da garganta.

Fonte: ScienceDaily

Sobre o Autor - Lucas Rosa.png

Anúncios