Por que macacos não falam?
A fala é provavelmente o maior dom da humanidade. É a fala que permitiu que nós trocássemos experiências entre si, o que levou ao nosso desenvolvimento tecnológico. E, curiosamente, é uma característica exclusiva à nossa espécie – mesmo os macacos, nossos primos mais próximos na árvore da vida, são incpazes de articular a fala.
Por muito tempo, pesquisadores acreditaram que isso se devia à limitações no trato vocálico – ou seja, que se tratava de um problema anatômico, da garganta destes animais ser simplesmente incapaz de realizar os sons necessários para a vocalização. Para investigar a validade dessa idéia, a equipe de Tecumseh Fitch e Asif Ghazanfar, da Princenton University, utilizaram raios-X para observar o interior do trato vocálico dos macacos.
O que os pesquisadores descobriram é que essa estrutura anatômica dos animais é muito mais complexa e desenvolvida do que se esperava. De fato, o trato vocálico dos macacos seria capaz de gerar sons o suficiente para permitir que os mesmos se comunicassem, sendo capazes de formar milhares de palavras.
Portanto, porque eles não conseguem? Este estudo aponta para uma nova resposta: O problema não está na garganta, e sim no cérebro. Isso também indica que a fala pode ter evoluído em ser humanos a qualquer momento, sem depender de modificações anatômicas às estruturas da garganta.
Fonte: ScienceDaily
Estudo infantil.
Os macacos não falam, mas se comunicam com sons emitidos pela garfantimportanteelas expressões faciais, pelos gestos e expressões corporais, e pelos cheiros ou “deformações”corporais. Ora, emitir sons pela boca para comunicar não é exclusivo ao homem nem ao macaco. A fala complexa sim é exclusiva ao homem pois a comunicação do homem tem como base a voz. Enquanto nos “outros” animais, a comunicação se estende por vários outros aspetos.
Aqui da-se a importância á complexidade da fala, mas não se dá importancia ao mais importante a nivel biológico, a comunicação.
CurtirCurtir
Complicado você chamar o trabalho de pesquisadores sérios de “infantil”.
E esse não era o ponto do estudo. O ponto era “Macacos poderiam falar? Se sim, porque não o fazem?”. E o estudo trouxe insights interessantíssimos sobre a estrutura anatômica do aparelho vocálico dos macacos. Também é mais uma evidência reforçando a proximidade evolutiva entre nossas espécies.
CurtirCurtir
e? ? ?
Só isso?
CurtirCurtir
É ué. Pesquisadores fizeram uma pesquisa, chegaram à um resultado e provaram que a teoria anterior estava errada.
O que mais você esperava?
CurtirCurtir