Congresso de Santa Catarina inova e aproxima ciência do público

Imagem de capa: Autor desconhecido, extraída de Cuspe.org

Toda e qualquer iniciativa que busque tirar a ciência da torre de marfim e aproximá-la do público é absolutamente louvável. Um leitor nos enviou a iniciativa do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina, e resolvemos divulgá-la aqui, pois é uma ideia muito interessante.

Para quem não sabe, um congresso científico é um evento onde pesquisadores se reúnem para apresentarem resultados parciais dos trabalhos que estão desenvolvendo. Geralmente, os congressistas apresentam seus trabalhos na forma de um pôster que contenha estes resultados, ou de uma curta apresentação oral com powerpoint. Congressos acadêmicos são oportunidades únicas de integração entre pesquisadores, de forma que haja troca de experiências e sugestões.

Porém, historicamente, congressos acadêmicos são fechados ao público, e os resumos e trabalhos ali publicados raramente atingem o público. O Seminário de Iniciação Científica da UFSC resolveu esse impasse com a mais valiosa de todas as ferramentas: a internet.

Invés de utilizar-se dos meios tradicionais de apresentação, o congresso da UFSC exigiu que a apresentação se desse por meio de vídeos no youtube, de 2 a 5 minutos. Outra novidade foi o incentivo à criatividade dos jovens pesquisadores: Não havia modelo ou forma de apresentação, deixando os pesquisadores livres para apresentarem seus trabalhos como achassem melhor. Isso gerou vídeos extremamente interessantes e didáticos, incluindo diversos recursos audiovisuais. Uma das participantes, Ana Claudia Wink dos Santos, fez a apresentação com a ajuda de ilustrações desenhadas à mão!

E você pode fazer parte disso! As inscrições pro congresso já fecharam, e era um congresso voltado aos alunos da UFSC. Porém, o congresso possui um concurso anexo onde o vídeo com mais Likes ganhará um smartphone.

Que tal ajudar? Você pode conferir todos os trabalhos do congresso CLICANDO AQUI. Dê like nos seus favoritos e ajude-os à vencer!

E mais uma vez, parabéns à UFSC pela excelente iniciativa.

Site do evento pode ser encontrado AQUI

Sobre o Autor - Lucas Rosa.png

 

Anúncios