Cientistas analisam a influência do professor sobre os alunos quanto à mudança climática

Imagem de capa: Modificação de duas imagens de autor desconhecido, extraídas de Melart e InHabitat

Um estudo da Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos, realizado nas aulas de ciências de escolas secundárias, explorou se a crença dos professores sobre as mudanças climáticas influencia os alunos nas reais percepções do assunto.

O estudo incluiu 369 estudantes do ensino médio do litoral da Carolina do Norte, uma região com alto risco de aumento do nível do mar e suscetível aos efeitos relacionados as mudanças climática.

Enquanto mais de 95 por cento dos cientistas que estudam o clima do mundo atribuírem o aquecimento global a causas humanas, apenas cerca de metade dos adultos norte-americanos concordam, um número alarmante que reflete o desconhecimento e desconfiança da população quanto ao conhecimento científico.

O início da adolescência é um momento em que a visão dos alunos ainda estão em formação, e os cientistas queriam descobrir quais fatores afetam suas crenças sobre a mudança climática.

Os pesquisadores descobriram que ter um professor que se posiciona à favor da realidade das mudanças climáticas refletia em 92 por cento dos estudantes do estudo assumindo o mesmo posicionamento. No entanto, os estudantes divergiram de seus professores nas causas das alterações climáticas. Os estudantes que acreditavam que as mudanças climáticas estão acontecendo concluíram que foi causado por seres humanos, independentemente de crenças de seus professores que muitas vezes não culpavam nós humanos (ou seja, que acreditam se tratar de um processo natural – visão essa que é minoritária dentro da comunidade científica). Ou seja: A crença do professor no aquecimento global influenciava a crença dos alunos, mas não a crença da causa do aquecimento global.

Um educador pode influenciar diretamente nas ideias dos alunos. Afinal, quem não se lembra de algum professor que tenha direcionado alguns pontos de vista que hoje você defende como seus? Porém, um professor na área de ciências deve sempre levar fatos e dados aos alunos frente a sua crença ou opinião. O estudo dos pesquisadores esclareceu como os posicionamentos do professor podem afetar os alunos nessa questão, e enfatizou a necessidade de ensinar aos professores a importância de reconhecer as mudanças climáticas no mundo – independente de quais causas eles acreditam ser a verdadeira.

Referências: Plos One

Sobre o Autor - Mário

Anúncios