Há quanto tempo a humanidade vem mudando o planeta Terra?

Os pesquisadores da Universidade de Queensland encontraram registros de que os humanos vêm causando mudanças significativas na paisagem do planeta 4.000 anos antes do que era imaginado.

Dra. Andrea Kay da Escola de Ciências Sociais diz que alguns cientistas definiram o início da Era Antropocena no século XX, mas novas pesquisas mostraram que mudanças induzidas pelo homem já era globalmente registrado já no ano 2.000 AC.

A Era Antropocena – nossa atual era geológica – é vista como o período em que a atividade humana vem sendo uma influência dominante para o clima e ambiente da Terra. “As atividades de fazendeiros, ruralistas e caçadores já vinham mudando o planeta significativamente quatro milênios atrás”, disse a Dra. Kay.

209996_web

A Muralha de Adriano, no Reino Unido, é um dos muitos exemplos de como a humanidade no passado já vinha moldando a superfície da Terra há quase 2.000 anos.

O projeto ArchaeoGLOBE fez uso de uma pesquisa online para coletar estimativas de uso de terra nos últimos 10.000 anos por arqueólogos com experiência regional. “A progressão e a escala da mudança global antropocena são muito maiores do que aquelas registradas no passado, mas as mudanças cumulativas a longo prazo que produtores de comida deixaram na Terra é maior do que muita gente imagina”, Kay acrescenta. “Mesmo agriculturas de pequena escala podem causar mudanças consideráveis quando registradas por longos períodos de tempo.”

A pesquisadora Dra. Nicole Boivin disse que a abordagem inovadora de crowdsourcing por especialistas para reunir dados arqueológicos ajudou a munir o projeto de uma perspectiva única. “Arqueólogos possuem os dados críticos para calcular os impactos a longo prazo deixados por nós ao mundo natural, mas esses mesmos dados continuam inexplorados em termos de avaliações em escala mundial.”

Outra pesquisadora da equipe, Alison Crowther, disse que a pesquisa pode ajudar a planejar futuros cenários climáticos. “Essa pesquisa e seu método de abordagem mostram que podemos compreender melhor o uso precoce da terra como um impulsionador de mudanças climáticas globais a longo prazo através do sistema da Terra”, finaliza Alison.

###

Siga o Mural também no Youtube, no Facebook, no Twitter e no Instagram

Fonte da matéria: EurekAlert!
Fonte da imagem: EurekAlert!

sobre-o-autor-gabriel-carvalho

Anúncios